Início » Como Montar Mesa Posta
Como montar mesa posta

Como Montar Mesa Posta

Para quem gosta de receber visitas em casa e pensa em cada detalhe, para deixar o momento da refeição mais agradável, deve saber que uma mesa posta e lindamente decorada, faz total diferença na recepção dos convidados. A mesa posta, assim chamada, enriquece momentos especiais. Sejam esses momentos datas especiais, eventos ou ocasiões diversas, dando um ar de organização e cheio de charme.

E não pense que a mesa posta é só frescura de decoração ou estética. Muito pelo contrário, a disposição e organização dos talheres, louças e guardanapos facilita o momento da refeição. Nesse post, vamos esclarecer como tudo isso funciona e te ensinar a montar uma mesa posta para ocasiões formais e informais.

 

O Que é Mesa Posta?

A princípio, a mesa posta é simplesmente a organização dos pratos, talheres, copos e guardanapos sobre a mesa. Para cada refeição se tem um tipo de mesa posta, como café da manhã, almoço, café da tarde ou jantar.

Se existe um tipo diferente de mesa posta para cada uma dessas refeições, a ocasião também faz toda a diferença na hora de montar a mesa, já que para um churrasco, por exemplo, a mesa pode ser posta de uma forma mais despojada, enquanto para um jantar de noivado, os elementos que irão compor a mesa precisam de um pouco mais de elegância e sofisticação.

As feitas para o dia a dia são diferentes das que são para ocasiões especiais, como um aniversário ou dia dos namorados. Por conta disso, antes de mais nada é preciso saber para qual ocasião ela será montada.

Com a ocasião definida fica bem mais fácil de saber o que colocar sobre a mesa. Mas antes disso, é preciso saber o cardápio, cada refeição requer talheres, copos e pratos específicos diferentes. Mas pensando de um modo geral, existem itens chave que sempre serão usados, por isso é sempre bom ter eles. E vamos falar deles logo a seguir.

Toalhas de Mesa e Sousplat

As toalhas de mesa são um coringa. Invista em uma de tecido bem trabalhado. As cores claras são mais indicadas, mas nada impede um tom mais forte ou uma toalha estampada, desde que você tome os devidos cuidados com o restante da decoração para que não fique feio ou sobrecarregado.

Já os sousplat, se lê suplá, vem de uma palavra francesa que significa “prato de baixo”. Eles sustentam apenas o prato e podem ser usados sozinhos ou em conjunto com a toalha de mesa.

 

Pratos

pratos

As louças são primordiais e protagonistas na mesa posta. A cor e o estilo das peças precisam harmonizar com a decoração da mesa. Louças brancas podem ser mescladas com louças coloridas e estampadas. A quantidade de peças na mesa pode variar conforme a escolha do menu.

Talheres

Talheres

Um faqueiro completo é essencial: tenha facas e garfos de mesa, facas e garfos de sobremesa, colheres de sopa, colheres de sobremesa e colheres de chá.

Copos e Taças

Óculos, Barra, Escuro, Copo De Vinho, Olhando

Assim também, comer também é sinônimo de beber. Pensando assim, as taças e os copos também não podem ficar de fora da mesa posta. Opte por taças curingas de água e vinho. Além disso, vale a pena ter taças para tomar um bom espumante. É importante levar em consideração o que costuma beber e servir em sua casa para dispor as taças na mesa. As peças lisas e transparentes combinam com todos os estilos.

 

Guardanapos

guardanapo

Os guardanapos devem ser preferencialmente de tecido, assim a composição fica muito mais elegante. Podem ser combinados com anéis que são utilizados para prender a peça e adicionar um detalhe a mais para a mesa. Lembrando que temos kits de sousplat com guardanapos.

 

Como Montar a Mesa Posta?

1. Em primeiro lugar, deve vir a toalha, o jogo americano ou o sousplat. Caso utilize jogo americano ou sousplat, lembre-se que irá precisar de um para cada convidado e que o item deve ser posicionado de frente a cadeira. Se for usar toalha de mesa, verifique o comprimento para que as pessoas não tropecem na toalha;

2. Em seguida é hora de organizar os pratos de acordo com o menu. Os pratos menores ficam sobre os maiores. Por exemplo, primeiro o prato de salada, depois o prato principal. O prato de sobremesa é colocado após a refeição principal. Se a refeição contar com petiscos antes do jantar, adicione um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão apoiada sobre ele;

3. Organize agora os talheres. A regra é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro no menu. Portanto, os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior e de fora para dentro. Por exemplo, o menor e mais externo deve ser o de salada, partindo para o de peixe – se for o caso – e o garfo principal, que fica na parte mais interior, encostado junto ao prato. Do lado direito vem as facas e a colher de sopa. Dessa forma, você terá de fora para dentro: a colher de sopa – se for o caso, a faca de entrada e a faca principal. A colher de sobremesa fica posicionada acima do prato;

4. O guardanapo fica localizado no canto esquerdo, ao lado dos garfos.

5. Na sequência, organize as taças. Elas devem ficar no canto superior direito, começando da ponta da última faca ou colher. A primeira é a de vinho tinto, depois vem a de vinho branco e por último a de água;

Esse é o passo a passo para montar uma mesa posta formal para um jantar ou almoço especial. Para o dia a dia, você pode optar por uma mesa posta mais simples com apenas os talheres principais e de sobremesa, uma taça e o prato de entrada e principal.

Essas foram as dicas que tínhamos para passar a vocês mesa posta. Esperamos que essas dicas ajudem vocês a montar sua mesa posta de um jeito que fique linda!

 

 

 

 

 

 

Comentários