Início » Decoração de Cozinha: Tudo sobre o que você precisa saber!
Cozinha dicas

Decoração de Cozinha: Tudo sobre o que você precisa saber!

Todo mundo deve concordar que o coração de uma casa mora lá na cozinha, não é verdade? Preparar e compartilhar uma refeição, seja de forma corriqueira ou em ocasiões especiais, na presença de amigos e de familiares, é uma maneira singela de demonstrar afeto, cuidado e amor. É por isso que a decoração é uma parte importante da composição desse espaço, que deve refletir esses sentimentos, acolher e ainda ser funcional. Para te ajudar a deixar a sua cozinha mais viva, charmosa e organizada, separamos algumas dicas simples, mas muito eficientes. Vem com a gente!

Cozinha Escandinava

Cozinha Escandinava: Simplicidade e Minimalismo.

 

1. Aproveite os pontos de hidráulica e elétrica que a cozinha já possui

Esse item é o ponto de partida em qualquer projeto de cozinha. Afinal, quando se desloca algum desses pontos, haverá mais gastos para fazer na obra. Por isso, o ideal é evitar a mudança de tubulação ou tomada e deixar que os eletrodomésticos e móveis sejam adaptados para esse caso.

Cozinha Branca

Cozinha Branca que nunca sai de moda!

 

2. Decoração funcional

Passada a etapa de levantamento de pontos e medições, o segundo item que você precisa ter em mente é a funcionalidade do ambiente. Uma cozinha simples preza pelo básico, como a pia, o fogão e a geladeira. O restante serve para complementar a decoração, como um jogo de cadeiras, uma marcenaria mais elaborada, um acessório de destaque, um acabamento diferenciado e etc. Fique com o básico e vá complementando aos poucos!

Decore a cozinha com os elementos decorativos visíveis.

Decore a cozinha com os elementos decorativos visíveis.

 

3 – Utilize prateleiras

Devido ao projeto de marcenaria ter um preço muito elevado, o espaço de armazenamento pode ficar por conta de prateleiras e varões com ganchos. Essa solução pode ser aplicada na parede da pia, com elementos decorativos aparentes ou até com os escorredores de louça, desde que a superfície da peça seja vazada e de metal.

Cozinha com armários em Formica.

Cozinha com armários em Formica.

 

4- Faça você mesmo

Para economizar e dar um toque pessoal na cozinha, repagine os móveis antigos e crie objetos com as dicas do faça você mesmo (DIY), que ajudam nos gastos e contribuem na sustentabilidade.

O painel de madeira tratada é um material simples que leva acabamento para as paredes.

O painel de madeira tratada é um material simples que leva acabamento para as paredes.

 

5 – Escolha um ponto de destaque

Coloque um elemento decorativo que chame atenção na sua cozinha. Por exemplo, um revestimento diferente, eletrodomésticos em inox, um detalhe colorido na marcenaria, um quadro criativo e inspirador, uma luminária imponente, banquetas chamativas e qualquer item que for do seu gosto.

A escolha de um item de destaque em uma cozinha simples pode mudar o visual do ambiente, focando o olhar para esse detalhe, sem que se perceba a simplicidade dos outros elementos. Lembre-se que essa dica é válida para apenas 1 item! Afinal, o objetivo é ter uma decoração simples sem exageros.

Cozinhas madeira Pinus

A madeira Pinus é uma opção barata e moderna para os armários da cozinha.

 

Para finalizar, é preciso investir em móveis de qualidade, feitos de materiais resistentes e que ofereçam, ao mesmo tempo, beleza e praticidade. Os modelos planejados são ideais por contarem com todas essas características e ainda serem feitos na medida do espaço e das suas necessidades. No entanto, é possível sim optar por peças soltas e moldar a cozinha com elas. Prateleiras abertas no lugar de armários sobre a pia, uma estante com rodízio como apoio de eletrodomésticos e mantimentos, caixotes e cestos sob o balcão escondidos, ou não, por cortinas, cristaleiras e aparadores são algumas opções criativas para incrementar a decoração da sua cozinha. Lembrando que temos um artigo sobre área de churrasco também!

Comentários